Relendo 1 Coríntios 13 tive uma visão maravilhosa do que Deus sempre quis nos falar e tem nos mostrado na bíblia o que seria a solução para o cristão e para o mundo independente da mistura de religiões e etnias. Amor.
Na bíblia existem várias passagens sobre amor que de tanto ler acaba surtindo pouco impacto, a palavra se tornou até um pouco “fraca” para nós, mas se pararmos um pouco para pensar, tudo gira em torno do amor e diante dele as outras coisas é nada, como mostra essa parte da passagem em Coríntios,
2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 - E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O que Deus tenta nos mostrar é que nós precisamos aprender a nos relacionar, mas não um tipo de relacionamento como vivemos hoje, nem mesmo os mais especiais: entre pais e filhos. Mas um relacionamento que ainda não entendemos, um relacionamento como o Deus Pai, Filho e Espírito Santo, onde não há um superior ao outro nem existe um que mande mais que o outro, não existe hierarquia só unidade. Há tanto amor que eles não precisam se impor, eles se completam e se entendem entre si de uma maneira perfeita.
Nós criamos um tipo de relacionamento demoníaco que aprisiona, onde, a nossa palavra não tem mais valor e temos que assinar papéis, ter testemunhas, fazer juramentos diante de lideres religiosos para poder gerar uma idéia de compromisso nos nossos relacionamentos. Por outro lado há aqueles que optam pela praticidade, se juntam e vão dividir uma vida com um compromisso “mais leve”, onde quando “acabar o amor” eles se separam sem problemas de burocracia.
Mas o que devemos fazer? Casar ou não casar? Eis a questão.
Deus não está preocupado com o tipo de cerimônia que você vai fazer, mas sim o tipo de relacionamento que você terá com a sua esposa ou marido, se o amor que vocês estão praticando está sendo espelhado pelo amor de Deus, se o jeito como vocês se cuidam e tratam é o jeito como Deus cuida e trata de você. Esse tipo de relacionamento só pode ser vivido se for aprendido com Deus, sem precisar usar a autoridade e a superioridade sem o: Eu te amo, mas quem manda é eu!
Falo isso porque casei agora a pouco e a cerimônia foi linda, mas depois eu parei para pensar sobre o porquê de tudo aquilo, qual a necessidade de chamar padrinhos para testemunhar e um pastor para me fazer jurara coisas que deveriam ser naturais, como por exemplo: prometo ser fiel, ama-la e respeita-la, na alegria e na tristeza na riqueza e na pobreza, etc. Não deveria ser um juramento nem precisaria de uma cerimônia para isso porque deveria ser natural, Deus nos criou para isso, Deus é isso e nos mostra no Seu relacionamento dentro da trindade. E se somos criados a Sua imagem e semelhança porque não conseguimos viver assim?
Mateus 22:36-40
1 – amarás ao Senhor teu Deus de toda a tua alma e de todo teu entendimento.
2 – amarás ao teu próximo como a ti mesmo
Destes mandamentos depende toda a lei e os profetas.
Pronto está ai a base de todo relacionamento. Você não precisa de mais nada.
Ta tudo ai, tudo dentro do amor, essa é a base para um relacionamento perfeito, quem ama confia cegamente, não tem meios termos é o relacionamento perfeito e o nosso exemplo maior está manifestado em Deus quando o mesmo se relaciona com Cristo e com o Espírito Santo, mostrando uma harmonia perfeita. Nós não entenderemos a profundidade desse tipo de relacionamento, porque nunca vivemos de fato, nunca se quer chegamos perto disso porque nunca provamos um amor assim.
Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8). Que maravilha que isso significa, mas não compreendemos a profundidade disso e talvez nunca cheguemos a isso.
É hora de aprender com o Pai e começar a buscar o bem mais precioso: o amor. Para que com esse, possamos ter um relacionamento verdadeiro e intenso com o Pai, com nosso próximo e com nós mesmos. Sem autoridade nem superioridade apenas unidade.
Nele, por Ele e para Ele.
Marcel Leimig
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
bons textos...continue...
Vou lê-los, mas, é tarde, falta-me atenção, rs!
Se fosse escrevê-los não tiraria nenhuma virgula.
Deus é mais simples do que os teologos apontam e mais presente do que os exotericos manifestam.
Quero ler mais, prosiga!!!
Muito bom, vc me surpreede a cada amanhecer, o texto edfica nosso amor a cristo. Teamo!
Postar um comentário